Turismo Cultural

Dentro do campus do UNASP está a Fazendinha, que oferece ao turista uma linda exposição de animais do campo, lago com pedalinhos e estrutura para passeios familiares.

A fazendinha Unasp-EC é um espaço sustentado e administrado pelo Centro Universitário de São Paulo em Engenheiro Coelho. O lugar é dedicado à formação integral, educação ambiental e conservação da fauna e da flora. Nele habitam diversas espécies de plantas e animais típicos da região e de outros lugares do mundo.

A Fazendinha surgiu da transformação gradativa do local que abrigava inicialmente a residência de um caseiro da fazenda, sombreada por uma mangueira e paineira. A paisagem foi acrescida de um bosque de pinus e pecã.

A compra de pôneis, de animais domésticos de pequeno porte e a doação e aves da fazenda Areal, MG, de Milton Afonso em 2012, deu início a um mini zoológico cercada de amplo gramado e uma paisagem lacustre espetacular que recebeu pedalinhos em 2016.

Confira a sua estrutura

Contato
Telefone: (19) 3858-9448
Horário de Atendimento: Domingo a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Museu de Arqueologia Bíblica 

Museu de Arqueologia Bíblica (MAB UNASP-EC) é o primeiro núcleo adventista brasileiro destinado a colecionar e expor achados arqueológicos relacionados ao mundo da Bíblia e o maior desse segmento na América Latina. Composto por cerca de duas mil peças, ele é, sem dúvida, um importante símbolo do compromisso da Igreja Adventista no Brasil com a autoridade normativa das Escrituras.

Inaugurado em 14 de maio de 2000, o museu foi estabelecido para prover um meio de apresentar a cultura da Europa (antes da Idade Moderna), Egito, Grécia e antigo Oriente Médio, relacionada à narrativa bíblica e à origem da história do cristianismo. Suas coleções de objetos de cerâmica, moedas, estatuetas, inscrições entre outros são uma amostra representativa dos diferentes períodos da história bíblica e do período pós-apostólico, incluindo a invasão islâmica em Israel e a cristandade da Idade Média, abrangendo um período de mais de 4.500 anos, do chamado Bronze III (2600 a.C) até o século 15 d.C.

Contato
E-mail: mab@unasp.edu.br
Telefone: (19) 3858-9033

Centro de Pesquisas Ellen G. White

A cidade de Engenheiro Coelho, mesmo pequena e com o clima de interior, é cheia de opções culturais para seus visitantes e moradores. Além do Museu de Arqueologia Bíblica, a cidade conta com um Centro de Pesquisas especializado da escritora Ellen G. White, que na década de 80 foi considerada uma das escritoras mais traduzidas do mundo. Até hoje os escritos de Ellen White são carro-chefe na literatura da igreja Adventista do sétimo dia, e também para pessoas interessadas em alimentação saudável, educação, família e comentários bíblicos.

O Centro de Pesquisa é também Centro Nacional de Memória Adventista (CNMA), com um acervo de mais de 20.000 fotos, artigos pessoais, móveis de pioneiros, livros com estudos proféticos de Isaac Newton, e materiais que fizeram parte da história do UNASP, ainda na década de 80, quando a Universidade era apenas uma fazenda, fazendo também parte da história da cidade de Engenheiro Coelho.

O Museu Ellen White, além de todas as obras da escritora, incluindo alguns manuscritos originais, abriga um espaço sobre a vida de Ellen, com fotos, livros e monitores para auxílio dos visitantes.
Quem visita o museu também pode conferir uma réplica da bíblia de 8 quilos que foi segurada, acima da sua cabeça, pela escritora durante 20 minutos, apenas com uma mão; Bíblias em várias linguagens e estilos, sendo a matriz brasileira do Centro de Pesquisas de Ellen White espalhados pelo mundo.

O Centro está aberto de segunda a sexta com essas e outras atrações. Quem visita Engenheiro Coelho tem sempre uma chance de se impressionar com essa história e muitas outras.

Telefone: (019) 3858-9033
E-mail: centrowhite@unasp.edu.br